Para obter o título de médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é preciso concluir a Residência Médica em uma das Instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde ou prestar o concurso oferecido pela Febrasgo. Quem decide realizar atendimento ambulatorial, por outro lado, terá horários bem definidos e raramente sairá da rotina, assim como aqueles que passam a realizar exames complementares em laboratórios. O obstetra deve ter algumas características que facilitem sua atuação, a área exige que o profissional tenha um contato mais próximo da paciente e saiba como reagir a diferentes situações. Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Além disso, o obstetra também pode auxiliar a mãe no período de lactação, com orientações e dicas relacionadas à amamentação.
- Para obter o título de médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é preciso concluir a Residência Médica em uma das Instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde ou prestar o concurso oferecido pela Febrasgo.
- Deve ser a procura de um obstetra para acompanhar a sua gestação de perto mais de perto.
- Em seu dia a dia, o obstetra deverá lidar com gestantes, que são um grupo de mulheres que acabaram de receber uma notícia que mudará a sua vida, é fundamental prestar um serviço de confiança, respondendo a todos os questionários da sua paciente.
- Nesse último caso, o especialista é responsável tanto pela rotina da mulher, como exames preventivos, quanto pela gestação e parto.
- Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online.
Centro de Saúde Renascer
É possível optar pela especialização em ginecologia, obstetrícia e ginecologia obstetrícia. Nesse último caso, o especialista é responsável tanto pela rotina da mulher, como exames preventivos, quanto pela gestação e parto. A especialidade do médico obstetra é a reprodução humana, ou seja, gestação, parto e puerpério, contemplando seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é quem analisa os exames pré-natais para garantir a segurança, bem-estar e saúde da mãe e de seu feto. O obstetra realiza consultas, orienta e aconselha a mulher e familiares ao longo do período gestacional, realiza o parto e acompanha a mulher e a criança durante esse período. De uma maneira geral podemos dizer que a obstetrícia é a área da medicina que estuda a reprodução na mulher, investigando a gestação, o parto e o puerpério tanto nos seus aspectos fisiológicos como patológicos. Em seu dia a dia, o obstetra deverá lidar com gestantes, que são um grupo de mulheres que acabaram de receber uma notícia que mudará a sua vida, é fundamental prestar um serviço de confiança, respondendo a todos os questionários da sua paciente.
Dra. Camila Correia Rios
Dentre as principais responsabilidades do obstetra estão a realização do pré-natal, com o acompanhamento da gestante com exames de checagens médicas que a ajudarão a ter uma gravidez tranquila. Quando se trata de obstetra é possível optar por atendimento de pré-natal e realização de partos, o que pode fazer com que a rotina não seja tão bem definida, tendo horários de trabalho menos previsíveis. Nos últimos anos, a carreira de obstetra está conquistando grande relevância e muito disso se deve aos programas de atenção e acompanhamento à gestante e incentivo aos partos normais, que foram divulgados pelo governo. É fundamental a troca de informações e a relação de confiança entre obstetra e gestantes para que o parto seja seguro e tranquilo. Durante esse período, o profissional pode solicitar exames, como ultrassonografias e exames laboratoriais, bem como esclarecer as dúvidas quanto aos tipos de parto, prezando sempre pela humanização. Deve ser a procura de um obstetra para acompanhar a sua gestação de perto mais de perto. Ele será o responsável obstetra volta redonda possível complicação até o momento do parto.
Como é o mercado para médicos obstetras?
Clínica Acesso Saúde
Qual a rotina do obstetra?
